O trabalho efetuado pela equipa do Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social (AAS) caracteriza-se, essencialmente pela deteção e diagnóstico das situações de vulnerabilidade social e, simultaneamente pelo acompanhamento de proximidade e regularidade da intervenção no domicílio do agregado ou outra, tendo em vista o desenvolvimento das competências sociofamiliares estruturantes e potenciadoras de autonomização e normalização social.
A deteção destas situações chega ao AAS por intermédio das próprias famílias e/ou cidadãos, pela sinalização de outros serviços e/ou de indivíduos da comunidade envolvente, bem como pela deteção da própria equipa técnica, de comportamentos desestruturados de famílias e/ou cidadãos.
A intervenção realizada pelo serviço de AAS assume um carácter pedagógico, e encontra fundamento nas teorias de educação ao longo da vida. Orienta-se por princípios democráticos e de direitos humanos. Supõe assim, a construção social do cidadão/ã, caracterizada pela determinação conjunta dos problemas e respostas, promovendo a sua integração social. A equipa definiu como objetivo base a constituição de uma rede de parcerias, inter e pluridisciplinar, que mobilizasse e potencializasse recursos.
Nesta perspetiva, a equipa técnica do AAS, conjuntamente com os parceiros da Equipa de Apoio Integrada de Arraiolos, (que inclui as técnicas da Segurança Social local, do Município, do Agrupamento de Escolas e da Unidade de Cuidados na Comunidade),articulam por forma a potencializaros recursos técnicos para intervir de várias formas a nível social no Concelho.
O AAS integra a Loja Comunitária (doação de roupa, mobiliário, brinquedos e outros) e faz anualmente a avaliação para o FEAC (Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados) e simultaneamente é entidade mediadora e Pólo de distribuição para as restantes entidades do Concelho.